segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ALEX ORIENTAL EXPERIENCE - Alex (1972 German Krautrock Oriental Psych)

RARÍSSIMO VENENO!! ALEX OU ORIENTAL EXPERIENCE É UM GRUPO ALEMÃO LIDERADO POR "ALEXANDER WISKA" E NESSE PRIMEIRO ALBUM FIZERAM UM MAGNÍFICO KRAUTROCK PSICODÉLICO COM SONORIDADE ORIENTAL, SENDO UM DOS PRIMEIROS DO GÊNERO!! É UMA MISTURA BEM ATRAENTE DO ROCK TURCO COM ELEMENTOS PROGRESSIVOS DO KRAUTROCK ALEMÃO!! É A RAIZ DO TURKISH ROCK!! UMA GUITARRA DE TRÊS CORDAS REFORÇA A INFLUÊNCIA TURCA!! UMA FUSÃO BEM LEGAL MESMO!! PARTICIPAM DESSE DISCO "JAKI LIEBEZEIT" E "HOLGER CZUKAY", AMBOS DA BANDA CAN, BEM COMO OUTROS GRANDES DO ROCK ALEMÃO!! VENENO RARO E ALTAMENTE RECOMENDADO!!

Alex, que depois ficou conhecido como: Alex Oriental Experience, é um cantor e multi instrumentista de Colonia, Alemanha, e que lançou vários álbuns que foram fortemente influenciados pela música étnica da Turquia. O seus dois primeiros albuns, que são os mais raros, são avidamente caçados por colecionadores, já que apresentava as raízes do chamado 'Turkish-Rock "(a mistura de sons étnicos turcos com rock), com solos impressionantes de baglama (uma espécie de guitarra turca de três cordas). O primeiro disco foi produzido e gravado com Holger Czukay e Jaki Liebezeit, da lendária dupla fundadora do grupo CAN (um dos pilares do chamado Kraut Rock). O disco reúne as experiências da fusão do rock com a música turca do qual Alex era um aficionado. No seus discos posteriores, ou seja, a partir do terceiro album, Alex Oriental Experience parte mais para o chamado” Kraut Rock”( o rock alemão com ênfase nos efeitos e na eletrônica). Muitas comparações foram feitas do seu som com a lendária banda turca do músico “Cem Karaca”. Este disco é mais um achado dos primórdios do rock fusion e altamente recomendável para colecionadores excêntricos. (Texto de Roberto Maia - http://blogdomaia.blog.uol.com.br)
 
HIGH RARITY!! Ther guitarist Alex (aka Alex Oriental Experience) is considered to be one of the pionnering figures in East meets West 70s fusion. His original folk-ish rock integrates funkadelic-ethno grooves and spacy tendencies. His first release (Alex, 1973)is a must have for krautrock collectors. His later works feature more mainstream ingredients next to blues-fuzzy based rockin guitars.(progarchives) Members of Can participated in these first two records(inc.Jaki Liebezeit,Helmut Hattler,Horst Stachelhaus and others).

01 - Patella Black
02 - Ekmek
        http://youtu.be/ZHdSY391tIc
03 - Turkish Tunes
04 - Big Boss Smile
05 - Derule
06 - Monroe Song
07 - Silent Farewell
08 - Anatoly Highway

http://www.megaupload.com/?d=KME7YI43

Nenhum comentário: