quarta-feira, 15 de outubro de 2008

West Coast Pop Art Experimental Band - A Child's Guide to Good and Evil (1968 US Psychedelic Pop Acid Folk)


TERCEIRA POSTAGEM DESTA EXCELENTE BANDA QUE É COM CERTEZA UMA DAS PÉROLAS DA PSICODELIA SESSENTISTA!! ESTA LENDÁRIA BANDA DO ROCK DOS ANOS 60 ERA LIDERADA POR BOB MARKLEY E ERA TOTALMENTE IMPREVISÍVEL, PRINCIPALMENTE NOS SEUS PRIMEIROS DISCOS!! O SOM DOS CARAS DARIA PRA DEFINIR COMO PSYCHEDELIC POP FOLK ACID ROCK, PORÉM NADA TÃO DEFINITIVO, POIS VIAJAVAM DE UM LADO PARA OUTRO DENTROS DESTES ESTILOS!! PORÉM, ESCUTANDO ATENTAMENTE NOTA-SE QUE O PSICODELISMO E O ACID ROCK É QUE REALMENTE IMPERAM E A SONORIDADE E AS LETRAS VIAJANTES SOAM BEM AOS OUVIDOS!! UMA BANDA A QUAL CULTUO MUITO E QUE PELA MAESTRIA DO SOM QUE PRODUZIU ME FAZ ACREDITAR QUE O OUVIDO PRECISA DA MÚSICA PARA ILUMINAR A INTELIGÊNCIA!!!! VENENO ALTAMENTE RECOMENDADO E DE EFEITO GARANTIDO!!!! SUGIRO VER NOS COMENTÁRIOS A RESENHA DESTE ALBUM QUE É MAIS UMA GRANDE COLABORAÇÃO DO MEU BROTHER DO BLOG "PHROCK"!!

1.Eighteen Is over the Hill 2:43
2.In the Country 2:03
3.Ritual #1 2:10
4.Our Drummer Always Plays in the Nude 2:45
5.As the World Rises and Falls 4:53
6.Until the Poorest People Have Enough Money to Spend 2:18
7.Watch Yourself 5:21
8.A Child's Guide to Good and Evil 2:29
9.Ritual #2 2:05
10.A Child of a Few Hours Is Burning to Death 2:41
11.As Kind as Summer 1:11
12.Anniversary of World War III 1:37

http://rapidshare.com/files/152421667/WestCoast3_Venenos.rar

Um comentário:

OldrockerBR disse...

Menegon: Fico contente que os comentários sobre o Volume 2 do "West Coast Pop...", feitos anteriormente, tenham sido utéis para tí. Agradeço pela citação do Phrock em sua página e pela visita ao blog. Na medida do possível, estarei aqui no Venenos, comentando, porque seus posts são de altíssimo nível e merecem prestígio.

Conforme comentei, é interessante ouvir discos de uma mesma banda em sequencia, para perceber de que forma o trabalho musical evolui. Neste caso do "Volume 3" do "West Coast Pop Art Experimental", percebe-se uma linha geral mais comportada, onde as improvisações do disco anterior foram substituidas por arranjos melodicos mais ricos.

Entendo ser um disco de transição, onde eles sentira-se à vontade para mesclar influencias de psych britanico, folk-rock, algumas leves nuances de rock progressivo e a tradicional linha do west-coast americano. A impressão é que eles estavam buscando novos caminhos mas não sabiam bem, qual destes caminhos, seguir à partir daqui.

Eu considero um bom disco, com excelentes musicas e digno de ser ouvido atentamente e mais de uma vez, com o objetivo de se perceber as sutiliezas dos arranjos instrumentais e vocais.

Naturalmente as opiniões podem ser diferentes das minhas, porque o gosto é algo bastante individual, mas eu destacaria as seguintes faixas:

"Ritual #1", por causa da fusão de guitarra psych com ritmos orientais e arranjos space;

"As the World Rises and Falls" que tem arranjo similar às musicas acusticas do primeiro disco do Pink Floyd (fase "Syd Barret"), contendo excelente efeito slide na guitarra, para criar um clima "ácido";

"Watch Yourself" pela interessante utilização de percussão como instrumento base para construção dos demais arranjos da musica.

Sua frase Menegon, "O ouvido precisa da musica para iluminar a inteligência", sintetiza com maestria, a sensação sonora deste album. Mais um belo post!!

Um abraço,
OldrockerBR
http://phrockblog.blogspot.com