domingo, 20 de abril de 2008

WALTER FRANCO - Ou Não (1973 Brasil Psych Prog)


ESTE VENENO BRASILEIRO É UM DOS MELHORES EM MATÉRIA DE PSICODELIA NACIONAL!! BELO DISCO E MOSTRA QUE NO BRASIL TAMBÉM SE FABRICAVA BONS VENENOS PODEROSOS!! WALTER FRANCO FICOU CONHECIDO NA MÍDIA PELA MÚSICA VELA ABERTA, FORA ISSO, PRODUZIU MUITA MALUQUICE!! ESSE AQUI É O MAIS, COM UMA SONORIDADE ACÚSTICA E UMA DESCONSTRUÇÃO MUSICAL DIGNO DO MESTRE SYD BARRET!! COMO CURIOSIDADE, O MAESTRO ROGÉRIO DUPRAT FOI QUEM AJUDOU NAS LOUCURAS DO DISCO!!

Quando Walter Franco apareceu, de "Cabeça" na música popular brasileira, quase não tinha antecedentes. Nem os protagonistas da Tropicália tinham ido tão longe. Era música concreta "in concreto". Foi no Festival da Globo de 1972. E sua bravura mobilizou a intervenção de gente como Décio Pignatari, Rogério Duprat e Julio Medaglia, integrantes do júri que foi destituído pela direção -- porque ousou indicar o nome de Walter como vencedor do Festival. "Cabeça" e "Me Deixe Mudo" -- a explosão da letra em estilhaços de poesia e a sua implosão nos ecos do silêncio -- composições que, como eu disse em meu "Balanço", racharam a cabeça da música popular, estão no primeiro LP de Walter o disco branco "Ou Não", gravado em fins de 1972 e editado no ano seguinte.

De bate-pronto, Caetano respondia com "Araçá Azul",a sua aventura radical, e essa foi talvez a mais bela conversa de guerrilhas jamais travada no âmbito da nossa música popular de invenção bombas cruzadas de bahia e sampa, poema e samba. "Revolver" continuou a antitradição de "Ou Não" com as explosões/implosões dos seus mantras, do primal "feito gente" ao quase mudo "e(ter)na(mente)". Walter seguiu adiante com "Vela Aberta". Mas, minado pela mediocridade da mídia, seu caminhar se fez mais secreto. Seus novos riscos quase não foram vistos pelo público. Um dia ele escreveu o poema certo: "o ab(surdo) não h(ouve)".


Diógenes Burani Digrado Filho : Percussão
Rodolpho Grani Júnior : Baixo Elétrico e acústico, violão de aço
Walter Franco : Violão e voz
Américo : Acordeon e violão

01 Serra Do Luar (3:47)
02 Mixturação (6:56)
03 Água E Sal (0:40)
04 No Fundo Do Poço (4:33)
05 Pátio Dos Loucos (2:31)
06 Flexa – Walter Franco (3:20)
07 Me Deixe Mudo (6:42)
08 Xaxados E Perdidos (3:22)
09 Doido De Fazê Dó (0:30)
10 Vão Da Boca (3:04)
11 Cabeça (4:51)

3 comentários:

Fábio Falcão disse...

Para quem um dia ousou achar que não haveria tamanha ousadia e transgressão estética na música produzida no Brasil! Obrigado pela postagem! ABRAÇOS!

Roberto Beberrão disse...

Obrigado por disponibilizar discos pra gente! Baixei o Revólver e o Vela Aberta, mas este não ta mais funcionando.

Menegon disse...

Prezado Roberto vou atualizar o link ainda hoje obrigado pelo aviso de link expirado. Isso ajuda na manutenção do blog. Se todos avisarem tenho como ir restaurando os links...valeu amigo